No ano de 2023, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) implementou uma mudança regulatória importante através da Resolução Normativa n° 1072/2023. Essa norma estabeleceu as premissas para atendimento do Monitoramento Prudencial implementado e conduzido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O principal objetivo do Monitoramento Prudencial é aumentar a segurança e a solidez do mercado de energia elétrica brasileiro. Neste contexto, todos os agentes envolvidos são requeridos a fornecer um conjunto de informações que serão utilizadas para calcular o Fator de Alavancagem CCEE, que por sua vez, será um indicador para identificar possíveis riscos, e antecipar problemas que poderiam impactar o mercado de energia de forma ampla e significativa.
Como parte do nosso compromisso com a transparência e segurança das nossas operações no mercado livre de energia e atendendo a resolução, enviaremos semanalmente as informações para cálculo do Fator de Alavancagem CCEE da Dona Francisca Energética, agente DFESA, para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
Confira o fator de alavancagem do agente DFESA na página oficial da CCEE através do link: https://www.ccee.org.br/web/guest/fator-de-alavancagem