Sobre a DFESA
Produzimos energia limpa e renovável com excelência e responsabilidade para as operações dos nossos acionistas.
Como fazemos?
A eficiência é uma de nossas principais marcas, além do cuidado ambientais, estamos sempre atentos as inovações tecnológicas que fazem parte do nosso DNA Sustentável, gerando energia limpa e renovável. Também automatizamos a maioria dos processos, o que proporciona segurança aos ativos e dos nossos colaboradores.
Estrutura
societária
Desenvolvimento
para a comunidade
Desde sua construção, o empreendimento trouxe receitas representativas do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para os municípios de Agudo e Nova Palma, no Rio Grande do Sul. A DFESA – O ICMS distribuído aos município geradores a partir da Usina Dona Francisca Energética S.A representa uma grande fonte renda aos municípios. A verba arrecadada permite os mais diversos investimentos entre eles a agricultura familiar, a principal atividade econômica das cidades.
A usina hidrelétrica é considerada um dos pontos turísticos mais importantes da região, atraindo escolas e a população local para passeios. E isso sem falar no Parque Estadual Quarta Colônia, com participação do consórcio Dona Francisca em parceria com o estado do Rio Grande do Sul, nesta região também esta localizado o Geoparque da quarta colônia , um importante reconhecimento mundial a esta região do estado.
Os Geoparques são territórios de um ou mais municípios, reconhecidos pela UNESCO como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica. Nesses locais a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade. https://www.geoparquequartacolonia.com.br/
Outras cidades da região que foram impactadas pela formação do reservatório da usina recebem a Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos para Fins de Energia (CFURH), importante recurso de compensação de perdas de produção agrícola da região, por terras alagadas.
De onde viemos?
Hoje somos referência no mercado, mas nossa história não começa daí. Quando a DFESA – Dona Francisca Energética S.A iniciou sua operação, em 2001, sentíamos na pele os efeitos do apagão energético, um período crítico que pudemos ultrapassar junto de todo o país. Mas, na verdade, a história começa ainda antes.
Fevereiro início das escavações do circuito de geração, da barragem e do vertedouro;
Maio início do uso do Concreto Compacto a Rolo (CCR);
Maio início da montagem do rotor do gerador da Unidade I.
Novembro fechamento das adufas de desvio e a consequente formação do reservatório (19 km²).
Maio início da montagem do rotor do gerador da Unidade I.
Novembro fechamento das adufas de desvio e a consequente formação do reservatório (19 km²).
Abril A Unidade de Geraçao nº 2 iniciou sua operação comercial em 12/04/2001 as 19:00 horas.
A construção em números
Escavação em rocha
Concreto convencional
Concreto convencional
Concreto convencional
Concreto convencional