Sustentabilidade
DFESA coloca a sustentabilidade em primeiro plano, por meio de programas de preservação e monitoramentos contínuos que garantem a responsabilidade ambiental.
Desenvolvimento sustentável
Já são mais de duas décadas gerando energia limpa e renovável com responsabilidade social e ambiental. Desde a fase anterior ao início da construção da UHE, a DFESA está atenta as causas ambiental. Nesse período, foram implementados 28 programas ambientais para investigar os meios físico, biótico e social e, assim, minimizar os impactos ao meio ambiente.
Hoje, a atenção continua a partir da realização de monitoramentos periódicos da qualidade da água, processos erosivos e de sedimentação do lago.
Além disso são catalogadas as espécies de peixes presentes nas águas da região, além da promoção de educação ambiental para a população dos arredores. O Sistema de Gestão Ambiental da empresa exige a realização de auditorias na usina de maneira frequente, monitorando desde a coleta seletiva do lixo à destinação dos óleos utilizados nos processos produtivos.
Parque Quarta Colônia
A criação do Quarta Colônia, no ano de 2005, deu ainda mais força ao compromisso da Dona Francisca Energética S.A com o meio ambiente. Esse Parque Estadual é uma Unidade de Conservação do estado do Rio Grande do Sul, criada pelo Decreto Estadual nº 44.186 de 2005, como compensação ambiental pela construção UHE.
O Parque, localizado entre Agudo e Ibarama, foi fruto do investimento do Consórcio Dona Francisca. A reserva ambiental de mais de 1.800 hectares é peça chave na preservação da fauna nativa da área, por ser lar para espécies ameaçadas de extinção, como papagaio-charão, paca, veados e gatos do mato.
Atividades científicas e educativas podem ser realizadas no Parque, desde que aprovadas pela gestão da Unidade de Conservação. Contatos Email: parque-colonia@sema.rs.gov.br Telefone: (55) 3225-3131 (55)981322861 Para mais informações, acesse Parque Estadual Quarta Colônia
Programas ambientais
Monitoramento Limnológico e da Qualidade de Água
Realizamos análises físico químicas em amostras de água e de efluentes coletadas na usina, com o objetivo de monitorar resíduos e contaminantes, como estabelecem as normas municipais, estaduais e federais. Contamos com um laboratório e um corpo técnico, com reagentes, materiais e equipamentos adequados, além de métodos analíticos desenvolvidos e validados por nós, para realizar essas análises. Tudo isso acontece sob um rígido sistema de gestão de qualidade, guiado por normas internacionais e periodicamente auditado por órgãos reguladores.
Dessa forma, além de nos mantermos em dia com a legislação, podemos fazer o diagnóstico rápido de qualquer situação fora da normalidade, como possíveis contaminações ou impurezas presentes na água. Assim, a tomada de decisões é acelerada, o que possibilita mitigar qualquer problema dessa natureza.
Monitoramento Hidrossedimentológico
Realizamos análises químicas em amostras de água e de efluentes coletadas na usina, com o objetivo de monitorar resíduos e contaminantes, como estabelecem as normas municipais, estaduais e federais. Contamos com um laboratório e um corpo técnico de reagentes, materiais e equipamentos adequados, além de métodos analíticos desenvolvidos e validados por nós, para realizar essas análises. Tudo isso acontece sob um rígido sistema de gestão de qualidade, guiado por normas internacionais e periodicamente auditado por órgãos reguladores.
Dessa forma, além de nos mantermos em dia com a legislação, podemos fazer o diagnóstico rápido de qualquer situação fora da normalidade, como possíveis contaminações ou impurezas presentes na água. Assim, a tomada de decisões é acelerada, o que possibilita mitigar qualquer problema dessa natureza.
Educação Ambiental
Essa iniciativa tem por objetivo proporcionar novos conhecimentos e desenvolver atitudes necessárias à conservação da natureza e à melhoria da qualidade ambiental das comunidades. Por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), a DFESA interage com as comunidades da sua área de influência, que compreende os municípios de Ibarama, Estrela Velha, Pinhal Grande, Nova Palma, Agudo e Arroio do Tigre, no estado do Rio Grande do Sul.
Em parceria com as Secretarias de Educação das municipalidades, promovemos a consciência ambiental entre o público escolar “”. Levamos temas ambientais para discussão em sala de aula e também realizamos atividades educativas.